quarta-feira, 28 de novembro de 2007

FAVORECER A DEFINIÇÃO DE UM PROJETO PESSOAL DO ALUNO

Quando as crianças entram nas escolas, geralmente elas não têm projeto pessoal e principalmente para os alunos com dificuldades.
As escolas quase nunca oferecem encorajamento para seus alunos. Os professores deveriam encorajá-los, e tentar identificar seus projetos pessoais existentes, pois o projeto pessoal de uma criança não é necessariamente completo, e estável.
A criança não tem e nunca terá que responder por responsabilidade, sua vida, sua mente é livre, mas quando entra na escola seu projeto é ler todas as letrinhas, mas o professor tem que tomar cuidado para não fazer com que esse projeto desapareça.
O professor tem que assumi-los como eles são, tem que saber fazer com que eles evoluam, de modo que pensem em outros projetos mais ambiciosos ou mais de acordo com o programa.
Quanto às crianças que não tem projeto pessoal o professor deve dar tempo e mostrar a eles que o projeto é a sua relação com o mundo, sua própria identidade. Não deve querer forçar o aluno que escolha rapidamente um projeto, e sim mostra a ele que esse conhecimento é também uma grande capacidade de comunicação e respeito a sua própria identidade e dos outros.

Nenhum comentário: