terça-feira, 27 de novembro de 2007

ESUSCITAR O DESEJO DE APRENDER, EXPLICITAR A RELAÇÃO COM O SABER O SENTIDO DO TRABALHO ESCOLAR E DESENVOLVER NA CRIANÇA A CAPACIDADE DE AUTO AVALIAÇÃO

Aprender é como um bebê, ouvindo e vivenciando o dia a dia com a mãe ele vai aprendendo a fazer por si.
Algumas crianças têm o prazer de aprender por aprender e superar obstáculos e dominar dificuldades.
A escola tem que ser como a vida em família, aluno e professor devem ser parceiros em sala de aula, um ensinando o outro, muitas vezes com a repetição de uma mesma coisa.
A criança se interessa pelo assunto conforme a sua utilização em seu dia a dia (hora de dormir, banho, alimentação), tudo ao seu tempo.
O professor deve passar aprendizagem a seus alunos não como um modo tradicional, mais com descontração, oferecendo situações interessantes e estimulantes. As aulas não precisam ser monótonas devem a ver interação entre aluno e professor, tendo muita comunicação entre os dois, podendo trabalhar e desenvolver atividades que os deixe mais descontraídos, aprender rindo, brincando, fazendo com que o aluno tenha prazer de aprender.
O professor tem que prender a atenção de seus alunos, dando atividades que os desafiem, mas que não sejam impossíveis de resolver assim fazendo-os pensar na resposta.
Na hora de ensinar o professor não deve forçar o aluno a aprender e sim estimular o desejo dele de aprender. O professor deve respeitar o tempo de cada criança na hora de aprender, pos cada uma tem seu tempo determinado, algumas têm mais facilidades de assimilar o que lhe é passado e outras demoram mais.

O DESEJO DE SABER E À DESISÃO DE APRENDER, É O CAMINHO AO TESOURO.

Nenhum comentário: